top of page

Formas de resolução de conflito

Foto do escritor: Gustavo Henrique   Cavalcante MarquesGustavo Henrique Cavalcante Marques

Atualizado: 16 de mar. de 2021




Negociação: Negociar é tentar conquistar melhores condições em uma relação, onde as partes buscam encontrar uma solução boa para ambas as partes, obtendo uma relação "ganha-ganha".


Uso da força: É possível solucionar um conflito com o uso da força? É claro que sim, temos como exemplo as diversas guerras entre nações ou mesmo brigas corpo a corpo.


Contudo, evidentemente não é a melhor forma de solução de conflito, justamente por trazer, muitas vezes, mais prejuízos do que benefícios.


Dessa forma não é possível conseguir uma relação "ganha-ganha" e as vezes nem "ganha-perde", na maioria se consegue "perde-perde" mesmo.


Desistência: Outra forma possível de solução de conflito é a desistência de uma das partes, seja por indisposição de solucionar ou mesmo por saber que não conseguirá bons frutos na negociação. Tal forma, assim como o uso da força não traz uma relação "ganha-ganha".


Litígio: Muitos preferem iniciar a solução de um conflito por meio de uma ação judicial. De fato é uma forma possível, mas todos sabemos que nem sempre é a mais célere.


Além disso, acaba dando publicidade muitas vezes indesejada.


Na forma do litígio, uma das partes submete o caso para a decisão do Estado, representado pelo Juiz.


Arbitragem: Outra forma em que um terceiro fora da discussão decide sobre o caso é a arbitragem, nesta hipótese, exercido por arbitro escolhido pelas partes.


A arbitragem confere maior sigilo e celeridade sobre o caso, vez que não há hipótese de recurso.

 
 
 

Comentarios


Estrutura moderna

© 2018 - 2024

contato@ghcmarques.com      

​CNPJ nº 58.535.339/0001-72
Escritório registrado na OAB/SP sob o nº 57838

Este site não faz parte do Google nem do Facebook ou do Facebook Inc. Além disso, não oferecemos nenhum tipo de serviço oficial do governo.

bottom of page